fbpx

––––––––––––––––––––––––––––––

Assista no Youtube
viagem pantanal:
Oi tudo de prova aqui a gente acabou de ver uma onça esperando aqui tem quietinhos para ver se ela curiosamente volta lá para pegar um solzinho e a gente consegue então é filmar ela né e [Música] Nós estamos uma região com dos cenários mais incríveis do território brasileiro o

Pantanal a maior planície inundável do planeta e a nossa viagem começa aqui na cidade de Corumbá Mato Grosso do Sul EA partir daqui a gente vai para Serra do amolar e isso é muito curioso para Lucas porque a maior planície aquática do planeta ser Terra Pois é sem então

Assista o vídeo até o final e vem descobrir com a gente não é hora de viver essa viagem e o nosso primeiro dia nós estamos fazendo um city tour para conhecer a cidade de Corumbá e agora nós chegamos no Instituto Homem Pantaneiro então aqui no Instituto vai explicar toda a história

Por trás do Homem Pantaneiro o Instituto Homem Pantaneiro é uma organização sem fins lucrativos que atua na conservação do bioma Pantanal e da cultura local dentro do Instituto Conseguimos ver de perto um pouco da história da cultura do Homem Pantaneiro e como seu trabalho é importante para a Conservação da natureza

E foi muito interessante começarmos a viagem conhecendo um pouco a cidade de Corumbá que é uma porta de entrada para o Pantanal e para nossa surpresa existem 11 Pantanais cada um com suas características e ao visitarmos o museu muhpan que oferece Exposições do Pantanal aprendemos mais sobre a

História incrível deste bioma único e E aí [Aplausos] [Música] E aí Oi bom dia Acordou cedinho aqui na pousada Recanto das chalanas já tomamos café da manhã e estamos partindo subindo o rio Paraguai para explorar essa região incrível em um roteiro turístico exclusivo com a firme Brasil em parceria

Com o Instituto Homem Pantaneiro e ah moleque Spears Então bora acompanhar com a gente e [Música] em [Música] casa chegamos então depois de duas horas de navegação pelo rio Paraguai a aproximadamente 15 km de Corumbá nós estamos aqui na primeira parada que a metade do caminho praticamente que a escola jatobazinho

Então agora a gente vai conhecer esse projeto aqui que é do Instituto acaia é um projeto muito bacana vamos conhecer a escola as crianças e o que eles fazem aqui temos recebeu foi a professora Carol que apaixonada pela profissão e ela nos apresentou a escola e nos explicou mais sobre o projeto

Aqui algumas fotos das crianças já trabalha aqui me fala já tô malzinha vir em São Paulo era Fronteira vem pra ficar dois meses e já tô quase três anos a gente atende a comunidade Ribeirinha são 60 crianças que moram na ES eu estou da equipe também para poder cuidar

Dessas crianças né é de manhã Elas têm aula normal e a tarde ela sabe oficina de a gente trabalha outras atividades em corrigir é atividades do dia a dia mesmo que elas não têm e passa a construir aprender aqui com a gente e [Música] e foi muito bacana ver de perto esse

Projeto nessa escola aqui em jatobazinho é tudo que eles fazem por essas crianças né são cerca de 60 crianças que a embarcação passa na casa delas toda segunda-feira e elas moram aqui então elas voltam só no sábado à noite para casa e essa é a única condição para que

Eles possam de alfabetização né estudar porque é uma região muito remota e eles precisam é desse recurso Desses desse estilo de escola para poderem ter os estudos e Já [Música] chegamos na fazenda acurizal Esse é o quarto que nós vamos ficar hospedados o quarto Ariranha e foram aí aproximadamente

240 km pelo rio Paraguai 6 horas de navegação e agora a gente vai para o almoço e depois tem algumas atividades para fazer [Música] um detalhe muito interessante da fazenda corisal é que foi aqui o primeiro estudo de onça pintada no mundo na década de

1970 aqui na serra do amolar essa é uma região bem remota uma região assim bem preservada e realmente a gente fica encantado com a natureza então está fazendo hoje ela tem esse papel de preservar em parceria com o Instituto do Homem Pantaneiro e o detalhe é que o

Nome acurizal vem daquela frutinha né o a cure Então por aqui se uma região com muita cure a fazenda então ela tem esse nome né acurizal que é claro que a gente está na expectativa de de repente encontrar uma onça-pintada Já pensou é o sonho aí pessoalmente de todo o

Fotógrafo de natureza não é fotografar um animal desse na natureza no seu habitat natural agorinha agorinha né acabou de sair daqui uma equipe que foi resgatar um colar de onça pintada que ele foi desativado porque ele ficou na onça durante um ano e cinco meses só que a bateria acaba né então legislativo

Colar ele cai e pelo GPS ele sabe onde está né a localização do Colar eles estão indo até lá agora para resgatar escolar é recarregar a bateria e utilizar em um outro animal e [Música] E aí Oi bom dia estamos aqui olha essa paisagem incrível maravilhoso já vimos aqui o nascer do

Sol que daquele dia emocional a gente incrível mesmo gente Tomamos o nosso café delicioso por sinal e agora a gente vai para o nosso passeio de hoje que é a trilha Sul Então vamos lá né gente consegue avistar alguns pássaros animais e conhecer essa trilha mais uma vez quem

Está nessa viagem com a gente é a marca Red Circle Então os looks que eu estou usando é da rede looks já deverão também né coleção dele sair para 2023 e looks leves confortável especial para a gente fazer aqui os nossos passeios pelo Pantanal Logo no início da Trilha já fomos

Surpreendidos ó umidade então não faz tempo que ela passou ó é só não ficar na nossa frente poucos a gente espera minha foto como agrupar e provavelmente tentarão estar se animam e E aí eu já estou subindo agora a parte alta da trilha tem que passou ali por pegadas

De onça seguindo o Rastro mas se perdeu Ela deve ter entrado na máquina Já chegamos no Mirante nós Subimos aproximadamente 1 km aqui a trilha do Mirante essa que nós estamos fazendo são 250 metros de altitude a gente tá e a recompensa essa paisagem incrível que a

Gente consegue ter e aqui também os mosquitos Já deram uma trégua até batendo uma vizinha então uma delícia agora é só vi está aqui essa paisagem maravilhosa [Música] E aí [Aplausos] eu tô impressionado com a natureza ela se recuperou aqui foi uma região muito afetada pelos incêndios que não entendi

Forte que ocorreu em 2021 uma recuperação né do bioma ela tá assim incrível como vocês viram pelas imagens dá um lugar assim bem já recuperado ele é muito Verde então estudar muita alegria para gente e satisfação de estar contemplando um lugar tão incrível como essa região aqui

Da Serra do amolar no Pantanal olha aí ó é assim que a gente tem que fazer agora só mais 3 km de trilha é bem tranquilo assim o trajeto tudo vale muito a pena é o visual é lindo só que é claro que tem de lindo de visual de Sabe aquele

Mosquito faz parte é muito mosquito mesmo tá tem que ir para cima repelente é uma coisa assim é o mínimo do mínimo do mínimo que às vezes não faz nenhuma diferença mas a recompensa de estar aqui contemplando a beleza desse lugar é muita frente Isso aqui é o asta Fecha

Essa fecha por causa dessa textura que a folha dele tem vocês puderem sentir o cheiro dele é tudo ver bom mesmo confiante nem cheiroso mesmo docinho um dos meus mais claro que abelha pode estar aí é de um tapete em lugares que tem muito aí eu não consegue tocar muito

Tempo ali da dor de cabeça de tão doce que é o nome é [Música] e finalizamos a trilha a gente chega até um poço né com água por muito bonita só que a gente não banha E durante o percurso a gente a vista alguns animais alguns até é possível fotografar outro

Sem nem tem como eles assim que eles percebem a nossa presença Eles já fogem e a gente ajustou macacos né vários pássaros e durante o percurso é o condutor ele vai nos explicando sobre a flora EA fauna na região enriquecendo muito o passeio e agora a

Gente volta então na volta a gente tem opção de voltar de carro ou voltar de bicicleta e E aí [Música] E aí [Música] ei ei bora então o próximo passeio passeio agora não é trilha agora nós vamos de barco até uma comunidade Onde eles fazem artesanatos com Aguapé

Camalote a gente vai conhecer como é que é o artesanato como é que é feito vamos lá né [Aplausos] Já [Música] chegamos na comunidade Eles já recebem a gente aqui ó com bolinho café uma maravilha de recepção e artesanato lindos tudo feito com Igarapé eu já estou de olho aqui né bolsa chapéu

Muita coisa bonita a a máquina trabalham com baú papel três meses acerta o que vocês a toma pergunta para gente gente como é que vocês comigo nós não sabe ele simplesmente bem muito legal o trabalho das mulheres aqui dessa Associação Renascer né que Associação de mulheres artesã da comunidade da barra

De São Lourenço é um trabalho muito bacana muito bem feitos artesanatos né com o Garapé que é uma planta que muitas pessoas é não dou nem muito valor e elas utilizam essa matéria-prima para fazer artesanatos lindíssimos Então vale a pena vir conhecer né se você tiver oportunidade de vir aqui para a região

Do amolar porque é muito bonito e é muito importante a gente valorizar o trabalho dessas comunidades que vivem em áreas remotas né bem isolado esses artesanatos ajudam muito no sustento dessas famílias não [Música] e as águas não serei do meu amor Oi bom dia hoje Acordamos bem cedinho 5

Horas da manhã já tomamos um belo café e agora a gente vai fazer um Safari e fluvial objetivo de encontrar muitos animais Então vamos lá o sol já está nascendo aqui ó se embora já E aí e [Música] [Música] a gente tá provando a remelinha de

Macaco ela é parece um gelzinho aqui no meio da plantinha e ela é docinho Então vamos provar aqui na nossa [Música] que aconteceu aqui agora estou até chocada ainda pessoal tá tudo de prova aqui a gente acabou de ver uma onça para ver se ela curiosamente volta lá

Para pegar um solzinho e consegue então é filmar ela foi muito rápido eu olhei para registrar mas é emocionante já Acabamos de chegar do safari fluvial foi muito legal passeio avistamos jacarés ariranhas vários pássaros Vimos a onça pela primeira vez a gente conseguiu avistar uma onça-pintada na natureza mas

Emoção muito grande foi tudo muito rápido não deu para registrar a fazer foto e imagens não deu mas teve uma pessoa no barco a gente conseguiu fazer uma foto e muito legal mesmo essa sensação muito emocionante e só isso já valeu passei a gente tá dentro do mar em

Que existem muitas onças-pintadas foram catalogadas aproximadamente aí 110 onças que eles conseguiram catalogar né e diferenciar elas então uma possibilidade de ver uma onça estando aqui é um grande e a gente deu essa sorte conversando com o Diego Viana Que médico veterinário no Instituto Homem Pantaneiro perguntadas sobre a importância do monitoramento das

Onças-pintadas calcular GPS ele é uma estratégia Assim como as câmeras trepe a gente fazer o cantor amento desse dessas peças e assim consequentemente a gente entender como que as onças-pintadas utiliza essa região porque fazer isso a Só por curiosidade não em situações de desastre por exemplo como aconteceu nos

Incêndios 2020 a gente proteger essas áreas e consequentemente proteger as outras pintadas nessa essa viagem aqui para Serra dá um o lar é muito mais do que uma experiência do ecoturismo Net conhecer a serra do amolar e toda essa experiência que o Instituto Homem Pantaneiro para nós foi

Muito especial todos os projetos né que o Instituto ele usa nessa que toda essa natureza continue aí ó em pecado e a gente possa aqui vir e fazer o nosso turismo né o Flávio e ver toda essa beleza a outra atividade que a gente tem para fazer aqui no acurizal é andar de

Caiaque e para poder Claros estar o pôr do sol na Serra do amolar e é um passeio muito gostoso né então vamos lá ó E aí [Música] a senhora [Música] pode [Música] fazer um [Música] é Mais um amanhecer incrível aqui no Pantanal na fazenda corisal a gente está

Se preparando para fazer a última trilha do nosso roteiro que a trilha Morrinhos Já estou aqui com o moletom Corta Vento porque a gente vai percorrer de barco cerca de uns 40 minutos Rio Abaixo Rio Paraguai até o início da Trilha Então nesse momento como sol ainda nem surgiu

A temperatura está baixa Então faz um friozinho por isso que tem que estar né com moletonzinho aí para não passar frio durante o trajeto Bora lá [Música] hoje faremos aqui para contemplar essa a Vitória Régia né é uma planta amazônica Mas quem também a gente pode avistar lá

No Pantanal muito legal né imensa e com esse visual incrível aqui para Serra do amolar um Já chegamos depois de aproximadamente aí uma hora e pouquinho de barco porque nós fizemos algumas paradas trazer a Vitória Régia alguns pássaros e nós chegamos agora em novos Dourados que é uma reserva do Instituto Homem Pantaneiro

E aqui a gente vai agora no banheiro tomar uma linha e começar a nossa trilha de hoje que a trilha morri deixamos a trilha e com uma mão algo pro e a outra a teleobjetiva com a câmera para poder fazer fotos das aves e os civis animais que a gente possa encontrar um

[Música] e agora a gente vai fazer uma subida de aproximadamente aí 1 km até o topo dessa trilha no alto onde a gente vai ter uma visão 360 graus da região aqui do amolar e [Música] Já [Música] chegamos no topo aqui do morro e agora a gente vai contemplar que toda essa

Paisagem maravilhosa e claro né tirar fotinho registrar esse momento você tem um ponto ali bem estratégico tirar foto e o visual aqui é muito bonito mesmo é E aí [Música] [Música] nós estamos voltando aqui na trilha na parte alta na parte íngreme da trilha

Ela é uma trilha que tem um total de 4 km ida e 4 km volta com esse 1km então íngreme de subida na volta a gente está agora chegando no momento ali que vem um carro de apoio com alimentação água e para quem quiser não retornar na parte

Baixa da trilha que são aí uns 3 km né voltar andando pode voltar é com o carro é um lugar encantador essa trilha Morrinhos é realmente muito top porque eu visual lá de cima é recompensador hoje a manhã foi de trilha e agora a gente já almoçou ele almoço delicioso

Que a dona Joana faz aqui na corisal que só tem aqui Que comida deliciosa e já estamos prontinhos então o nosso próximo passeio novamente vamos pegar o barco e agora nós vamos para Bahia DH Iva vamos assistir o pôr do sol lá e no meio do caminho Faro avistarem mais alguns

Animais que é o melhor dessa viagem né ver os pássaros bichos toda essa paisagem aqui da Serra do amolar a experiência está sendo incrível e não tem outra palavra mesmo para descrever essa viagem ou pressão já tá chamando lá ó o grupo para poder embarcar Então bora lá ó E aí E aí

[Música] e acabou de chegar na Bahia da gaiva lugar sensacional Pôr do Sol Espetacular um dos dos mais lindos que a gente já viu ele deve redondinho hoje o dia tá perfeito nessa nenhuma nuvem e o lugar parece um mar aqui né uma Bahia gigantesca e a gente está exatamente na

Divisa entre Brasil e Bolívia e quando ocorre vento sua aqui chega da ondas de três metros de altura assim pessoal Sem palavras para descrever essa experiência incrível aqui na serra do amolar a E aí [Música] E aí nós estamos deixando a reserva curidao agora é sentida Corumbá estamos voltando

Só que no meio do caminho da vão ter muitas paradas e uma delas vai ser para tomar banho em águas cristalinas do Rio Paraguai Mirim e a gente está bem hoje para conhecer essa parte do Rio Então vamos lá e [Música] Já [Música] [Música] chegamos no ponto das águas cristalinas

O delta do Taquari e realmente é impressionante e a gente né conhecer essa parte aqui do Pantanal nós não imaginávamos que iríamos aqui no Pantanal encontrados cristalinas assim agora a gente vai se preparar para o banho nessas sentir essa experiência e aqui está repleto de flor de Camarote

Então deixa o cenário assim maravilhoso essa região aqui que a gente está região do Paraguai Mirim Bahia do servo e quanto mais acima bem mais Raso ficar água porque fica bem bem mais bem a lâmina d’água mesmo o interessante daqui que essa água não é tão gelada como as

Águas cristalinas que a gente conhece porque ali para cima São lâminas d’água que pode chegar até 30 cm Então essas águas aquecem como antes mais facilidade a gente tem uma temperatura BA é um banho aqui nessa região Então vamos fazer isso agora né É [Música] E aí [Música] [Música] bom

E depois desse banho delicioso nessas águas cristalinas é Lucas surpreendente seu demais Agora nós estamos em Corumbá foi mais ou menos lá né da parada das águas cristalinas até aqui 2:30 de barco muita paisagem linda e agora nós estamos no barco-hotel akaia nós vamos passar a noite aqui eles vamos apresentar o barco

Agora vamos almoçar né E curtir aqui uma noite muito especial já estamos navegando no rio Paraguai só que agora descendo viu a gente foi para a serra do amolar a gente subiu agora a gente tá descendo e almoçando aqui curtindo um sonzinho pelo seu Adão tocando uma

Violinha da hora muito legal e esse barco hotel que a gente tá tem capacidade para ter 20 pessoas muito bacana tudo bem organizado nem se acha aqui tá sendo assim algo que roupa e o chá de bebê o aumento trazendo vai levando o meu amor finalizamos o dia com esse pôr do sol

Maravilhoso navegando pelo rio Paraguai Rio Paraguay funções que não se homem bem e descer o rio Paraguai cantando As Canções que não senhor ouvir mais bom dia depois de uma noite incrível aqui no barco-hotel akaia ontem tivemos um jantar delicioso né ro maravilhoso mesmo gente além de toda essa

Experiência né que é muito gostosa de dormir aqui no barco até o de navegar pelo rio Paraguai o jantar suas especial o Bruno você equipe que e nós comemos costelinha de Pacu é pintado na crosta de gergelim Levitt Levitt de piranha piranha EA sobremesa de Bocaiuva um sorvete

Brigadeiro e pudim de Bocaiuva aqui é uma delícia demais e depois depois a gente saiu para fazer ainda por causa e noturna de jacaré foi top demais e agora a gente tá partindo então aqui da região do Pantanal né com nossos corações cheios de gratidão muita alegria vivenciar momentos incríveis foi uma

Viagem especial muito experiência realmente será inesquecível e se você também quiser vim viver essa experiência aqui nos mande um Direct lá no Instagram ou deixa aqui nos comentários porque a gente está organizando não errou uma expedição para cá Isso Vem viver essa viagem com a gente aqui no Pantanal na

Serra do amolar e com certeza vai ser inesquecível Então é isso E obrigado por assistirem o vídeo até aqui Um grande abraço e até o próximo vídeo valeu tchau você igualmente traseira do nessas águas tão serenas vai levando o meu amor